Se você chegou até essa página deve estar se perguntando “mas que raios é SEOTIMIZA?”, “De onde vêm? Onde vivem? De quê se alimentam?” tudo isso você vai saber agora, aqui nesse blog post.
Não temos como falar da SEOTIMIZA sem falar antes da pessoa que o idealizou e as suas motivações para isso, então, prazer eu sou a Rafa Tedesco – a fundadora – e pessoa que escreveu esse post. Esse conteúdo será bem autoral, um relato pessoal, então não estranhe a linguagem, porque é quase como se eu estivesse contando uma história para um amigo.
Quem é a Rafaella Tedesco?
Como é difícil falar da gente mesma, não é? Mas tentarei resumir um pouco a minha trajetória até aqui e o que motivou a criar a SEOTIMIZA. Primeiro de tudo, eu sou uma mulher da geração Y ou “millennial”, mas só tive pleno acesso a um computador e internet com 18 anos, ali em meados de 2011 com o boom do Facebook.
Antes de entrar na faculdade de Comunicação Social, tive vários empregos diferentes, a maioria relacionados com vendas, divulgação e telemarketing, mas confesso que sempre tive o olho brilhando quando o assunto era tecnologia e internet. Já no primeiro semestre da faculdade busquei um estágio que fosse relacionado a isso, e consegui uma vaga de vendedora em uma plataforma de ecommerce, e aí tive meu primeiro contato com SEO.
No tempo que trabalhei nessa empresa, aprendi muito sobre sites, ecommerce, marketing digital e tudo que envolve esse ecossistema, sou eternamente grata a minha liderança, que me pegou pela mão, uma menina de 19 anos que mal sabia digitar no computador, e me deu uma base sólida.
Os anos se passaram e consegui meu primeiro cargo como analista JR de SEO, e pouco tempo depois já estava trabalhando em uma grande agência de Porto Alegre. Esse período me exigiu muita resiliência, pois, atendia grandes clientes, a rotina da agência era pesada e muitas vezes me sentia perdida em relação ao meu desenvolvimento profissional e pessoal. Os sentimentos de “será que estou fazendo certo?”, “devo ir por aqui ou por aqui?” e “e agora o que eu faço?” eram frequentes, e me lembro claramente da impotência, síndrome da impostora e momentos de fragilidade que senti na época.
A retomada da autoestima profissional
Em 2020, já trabalhando na RD Station, com a autoestima profissional quase recuperada, comecei a refletir o quanto ter acesso a conteúdos de SEO que fossem mais didáticos, “mastigados”, que não usassem termos tão técnicos (ou que pelo menos explicassem eles) e que fossem em português, teriam facilitado a vida da Rafaella Analista de SEO Jr do passado (algumas crises com certeza teriam sido evitadas). Uma sementinha estava sendo plantada.
Durante o tempo que trabalhei na RD Station, aprendi muito e evolui demais em conhecimentos de SEO, conhecimento técnico, link building e para além disso, de negócio, inbound marketing e do mercado digital. Na época ministrei treinamentos para equipe interna, para clientes, realizei muitos benchmarks e dei palestras em algumas universidades (inclusive a que me formei <3). A sementinha estava crescendo.
De onde surgiu o nome SEOTIMIZA?
Com o meu amadurecimento profissional, muitas sessões de terapia, conhecendo e reconhecendo onde estou e onde quero chegar, no final de 2020 me veio quase como um sopro no ouvido, o nome SEOTIMIZA. Corri, registrei domínio, criei um @ no Instagram, e fiquei sem acreditar e ninguém tinha pensado nesse nome ainda, para mim era tão claro e óbvio SEO + OTIMIZAÇÃO = SEOTIMIZA. Eu ainda não sabia o que a SEOTIMIZA seria, mas que um dia ela sairia do papel, ah ela sairia!
2021 o ano mais difícil da minha vida
A verdade é que minha vida nunca foi muito fácil, filha de pais separados, morei na periferia até os 19 anos, estudei a vida toda em escola pública, comecei a trabalhar ainda na infância, para ajudar a minha mãe a criar meus dois irmãos mais novos, dentre tantas outras coisas que não vou entrar em detalhes para não “pesar o rolê” aqui desse texto. Mas nada disso me tirou o “sangue no olho” e a vontade de vencer, até 2021.
Em pleno auge da pandemia, eu estava no melhor momento da minha carreira, trabalhando na empresa que sempre sonhei, sendo reconhecida finalmente, e rodando projetos incríveis, até que o luto me derrubou. Em 9 meses perdi 3 entes queridos, entre eles a minha avó materna, a pessoa mais importante da minha vida, que me criou junto com a minha mãe. O processo do luto me paralisou, paralisou meus sonhos, paralisou minha vontade… foram meses e meses em que me afundei no sofrimento, em que tive minha vida pausada.
2023 o play nos projetos pessoais
Após me recuperar, me reconectar comigo mesma, aceitar um novo desafio profissional, e, modéstia a parte, mandar muito bem nele, comecei a ter o sentimento de “por que não?”. Voltei a fazer benchmarks, dar treinamentos, e até ajudar amigos a conseguirem empregos na área de conteúdo com os conhecimentos de SEO. Então, a ideia do que seria a SEOTIMIZA começou a tomar forma.
Depois de conversar com pessoas da área, acabei tendo algumas constatações:
- A maioria das pessoas precisa de ajuda, precisa que peguem em suas mãos as guiem pelo caminho, principalmente no início de uma jornada profissional;
- Temos muito conteúdo sobre SEO nos dias de hoje, mas pouco conteúdo escrito de forma pessoal, descomplicada e com linguagem acessível para qualquer pessoa;
- O ego afasta as pessoas e infelizmente na área de SEO isso ainda acontece muito, o que deixa quem está começando acuado e com medo de perguntar, com medo de errar (eu sei, eu já fui essa pessoa);
- Precisamos fortalecer a comunidade e abrir espaço para que as novas gerações entrem na roda e contribuam com suas diferentes visões de mundo para assim termos maior pluralidade;
Com os treinamentos, benchs e palestras que dei ao longo da carreira, muitas pessoas elogiaram a minha forma de ensinar e disseram se sentir acolhidas por mim. Então veio a ideia de tornar o SEOTIMIZA um canal de aprendizado descomplicado, com o objetivo de democratizar o SEO e torná-lo acessível para quem está começando no mundo digital, tudo isso de forma divertida e prática.
Mas afinal, o que é o SEOTIMIZA?
SEOTIMIZA é um canal com foco no aprendizado de SEO e marketing digital, para quem está iniciando ou transacionando de carreira, pequenas e médias empresas que desejam se posicionar organicamente, jornalistas, publicitários, produtores de conteúdo e todas as pessoas que queiram entender mais sobre o assunto.
Esse aprendizado se dá tanto aqui pelo blog, materiais gratuitos, conteúdos em vídeo, quanto em consultorias, mentorias, treinamentos e cursos online.
Missão SEOTIMIZA
Nossa missão é democratizar o SEO, tornando-o acessível a todos, especialmente para as pessoas que estão no início de suas carreiras. Acreditamos que a aprendizagem deve ser didática, acolhedora e envolvente. Buscamos fornecer consultoria especializada, cursos e conteúdos escritos de forma pessoal e com uma linguagem simples, para que qualquer pessoa possa compreender e aplicar estratégias eficazes no seu dia-a-dia.
Visão SEOTIMIZA
Nossa visão é construir uma comunidade vibrante, em que o SEO e o marketing digital sejam desmistificados e compreendidos por todos. Queremos ser reconhecidos como o destino ideal para aqueles que desejam começar suas jornadas profissionais nesse campo, oferecendo recursos descomplicados, conteúdos interessantes e suporte contínuo. Acreditamos em um futuro onde a expertise em SEO esteja ao alcance de todos, capacitando-os a alcançar sucesso e crescimento no mundo digital.
Valores SEOTIMIZA
- Excelência: buscamos a excelência em tudo o que fazemos, fornecendo serviços de alta qualidade, materiais educativos relevantes e informações precisas e atualizadas sobre SEO;
- Educação: acreditamos no poder da educação e do aprendizado contínuo. Valorizamos a disseminação de conhecimentos e nos esforçamos para recursos educacionais acessíveis, úteis e práticos;
- Empoderamento: acreditamos que o conhecimento é poder. Nosso objetivo é capacitar as pessoas, permitindo que elas alcancem seus objetivos e realizem seu potencial máximo no ambiente digital;
- Acolhimento: queremos que todos se sintam bem-vindos e apoiados em nossa comunidade. Nós nos esforçamos para criar um ambiente acolhedor, onde os participantes possam fazer perguntas, compartilhar experiências e aprender uns com os outros;
- Inovação: somos movidos pela paixão pela inovação. Buscamos constantemente novas abordagens, ferramentas e estratégias para oferecer soluções criativas e eficazes aos desafios do SEO e do marketing digital.
Vamos construir um futuro mais inclusivo, horizontal e sem medo de errar? Afinal todos estamos aprendendo a cada dia! Te convido a acompanhar os conteúdos postados aqui no blog, nos seguir nas redes sociais e interagir conosco.
Com muito carinho e afeto, Rafa Tedesco.
Relações Públicas, Especialista em SEO e apaixonada pelo digital. Quase uma década de atuação em diferentes segmentos, como e-commerce, SaaS, varejo, moda e martech. Já fiz projetos com RD Station, Lojas Renner, Samsung, Loggi e Votorantim. Atualmente lidero a operação de SEO na Caju Benefícios.